Baleia Gigante em Itaparica

Festival com muita cultura e arte na Bahia

 O Festival Cultural  de Rua da Ilha de Itaparica (2° FESTIT) é um eco-festival que acontece durante um final de semana com espetáculos e oficinas de circo, dança, música, oficinas de artes , tendas de gastronomia, artesanato local e apresentação das Entidades e Instituições Comunitárias da Ilha de Itaparica.

description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description description

O artista Erick Wilson  foi uma das atrações na programação artística que rolou durante os dias 4 e 5 de fevereiro na Ilha de Itaparica, convidado pela organizadora do evento Solange Lima.  No primeiro dia do evento, Erick deu início a pintura de um mural de 20 metros na área externa do Colégio São Luiz. Uma grande baleia Jubarte e seu filhote nadam tranquilamente em meio às pessoas que circulam na aprazível praça do Mercado Municipal de Itaparica.

Durante a pintura do mural, a população local interagiu bastante com o artista, trocando idéias e informações culturais, além de diversas manifestações de agradecimento dos moradores da ilha. A pintura das baleias de Erick já virou atração turística na cidade, pois foram criadas em tamanho natural, proporcionando aos observadores a sensação de estar perto do animal.

Alguns artistas locais presentes no evento também manifestaram positividade com a atividade proposta por Erick, no caso do artista Hugo, um mural de 20 metros influencia a classe artística de Itaparica, abrindo a mente de artistas locais, e principalmente aquecendo o mercado das artes.

O evento ainda contou com uma ação de conscientização ambiental sobre os manguezais proposto pela PRÓ-MAR e SOS Mata Atlântica, com um bom bate-papo e distribuição de kits, pulseiras e adesivos para os presentes no evento.

  PRÓ-MAR

Após os dois dias de evento, Erick Wilson visitou a sede da PRÓ-MAR que trabalha na concepção e execução de projetos em parceria com organizações privadas, governamentais e da sociedade civil. Visa unir esforços para manter o equilíbrio entre conservação ambiental e geração de renda, para o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo na ilha de Itaparica.

O artista Erick Wilson em sua segunda visita à sede do PRÓ-MAR, realizou a pintura no mural da base de Mar Grande  voltada para o mar.

No tema, o artista explorou os corais com ênfase no “Coral Cérebro” muito comum na região. A obra foi inspirada pela visitação de Erick e a equipe do Projeto Amigos do Oceano em uma das praias de coral em Itaparica.

Para finalizar a expedição Itaparica, Erick apresentou sua palestra na Associação Cultural Capuêra Angola a convite do Mestre Jaime , proporcionando ainda mais troca de informações e conhecimento.

Para saber mais:

Projeto PRÓ-MAR: http://www.promar.org.br/
Projeto Amigos Do Oceano: http://amigosdooceano.blogspot.com/
Festit: http://www.festivalilhadeitaparica.com/ofestival.html
Erick Wilson: http://oceanoarte.com.br/

F. Bari

Editor do site cabecaFeita.com

Deixe uma resposta