João Vianey

Naturalmente Arte

A arte de João Vianey revela essencialmente a cultura surf e seus vários aspectos, envolvendo as sensações que o próprio artista capta em sua aproximação com o surf há cerca de trinta anos. Artista plástico, João vê possibilidades de arte em tudo que seus olhos percebem, transformando simples sucatas ou galhos secos recolhidos na natureza em esculturas e artefatos artísticos.

Pedra Lascada - Monotipia - by João Vianey
Pedra Lascada – Monotipia – by João Vianey

Criado no nordeste brasileiro, João Vianey começou seu legado nas artes da cultura surf após um pedido do seu filho, também artista Jones Siqueira. Um desenho com o tema para estampar uma de suas camisetas ativou em Vianey o fascínio pelo esporte.  João abriu revistas de surf da época para pesquisar, e se encantou com os movimentos e cores do surf,  à partir desse momento passou a produzir obras de arte belíssimas, misturando técnicas e experimentações, recheando exposições no brasil e paredes pelo mundo.

Mistura de elementos

Autodidata,  tem na abundância e variedade da natureza brasileira, em especial o mar e os manguezais, sua maior fonte de inspiração. Experimentalista, é adepto de todo o tipo de material.  Tecido, massa, madeira e sucata são alguns dos elementos utilizados em seu trabalho.

“Há mais ou menos 30 anos encontrei na cultura praiana brasileira uma fonte inesgotável de inspiração. Desde então, estabeleci uma relação íntima e absoluta com o mar”, finaliza Vianey.

Brasileira - Entalhe em Madeira - by João Vianey
Brasileira – Entalhe em Madeira – by João Vianey

 

Arte e entalhe em madeira

A técnica apurada de João Vianey eterniza sensações e momentos, como na tela à óleo “Celebração” onde as tonalidades das cores revelam um feliz fim de tarde de surf, captando a atmosfera do momento. Na utilização de técnica mista, a obra “Menino ao Vento” exibe paleta de cores refinadas, com muita expressão no tema, reforçando sua  intimidade  com madeira – “Me trabalho é feito com madeira industrial, o MDF, ecologicamente correto. Com uma placa em mãos, faço primeiramente o desenho, para depois entalhar e preparar a superfície para a pintura, com tinta acrílica ou óleo. Esse processo pode levar de 18 a 20 dias para finalizar.” – revela João Vianey.

Algumas obras são em parceria com seu filho, Jones Siqueira. A mistura de estilos resulta em uma harmonica e variada gama de possibilidades para retratar o surf, revelando obras de arte com originalidade.

Esculturas e Experimentos

O acervo do artista plástico e escultor João Vianey, é formado de obras que retratam a história do surf, como a obra inspirada na clássica foto de Greg Noll, em Waimea, esculpida em madeira e pintada à óleo, além de temas envolvendo atletas, paisagens com motivos ocêanicos e surf, além de reproduções de fotógrafos consagrados como Clark Little e Sean Davey, produzidas também com entalhe e pintura.

Entre os entalhes e esculturas, Vianey utiliza fios de ouro para o acabamento das obras. Pequenos detalhes geram personalidade e bom gosto em sua arte, formando um acervo com variadas técnicas. Outra especialidade do artista é a utilização da monotipia, interessante recurso quando misturados à atmosfera do surf.

 

Menina ao vento - Entalhe em Madeira - 94 x 93cm - by João Vianey & Jones Siqueira
Menina ao vento – Entalhe em Madeira – 94 x 93cm – by João Vianey

 

Greg Noll - Entalhe em Madeira - by João Vianey - Acervo Galeria Alma do Mar

Exposições de arte

O artista participa ativamente de exposições e acredita que é um dos o caminhos para o artista ganhar experiência – “Venho expondo meus trabalho há anos, em diversos lugares e também em eventos. Acho o que o feedback que o artista recebe ao ouvir comentários, ou a maneira como sua obra é recebida, e também percebida pelo espectador, torna o processo artístico mais prazeroso, nos trazendo conhecimento para aprimorar a arte.” – revela João Vianey.

Diversas de suas obras retratam alguns pontos da história do esporte. O artista plástico  participou de diversas edições do tradicional evento de surf Festivalma. Durante a edição de 2010, na visita do legend Greg Noll ao Brasil. As obras de Vianey encataram Mr. Noll,principalmente uma escultura feita de galhos secos de árvore, representando o “ballet” do surf, o legendário Greg Noll não pensou duas vezes, arrematou a escultura e ainda se emocionou ao presenciar sua famosa fotografia em Waimea talhada em madeira produida pelo artista. Com muita simpatia e alto astral, Greg Noll assinou a obra, tornando- a parte da história da Surf Art.

Obra – Greg Noll – Entalhe em Madeira
A Espera - Entalhe em Madeira - 1,20x0,80 - by João Vianey
A Espera – Entalhe em Madeira – 1,20×0,80 – by João Vianey

 

Obra - Ilha de Páscoa - Óleo / Entalhe em Madeira
Obra – Ilha de Páscoa – Óleo / Entalhe em Madeira

 

Obra – Ilha de Páscoa – Óleo / Entalhe em Madeira

Em 2010 na vila Madalena,  o portal cabecaFeita.com teve a honra de produzir e prestar serviços de curadoria para a exposição “De mar a Bares” de João Vianey. Foram apresentadas 22 obras de arte originais, com grande maioria em madeira entalhada e pinturas à òleo. O evento ainda teve no vernissage a participação do músico Edu Marron e sua banda apresentando clássicos do Rock com performance ao vivo com muito groove. O evento foi realização da Galeria Alma do Mar, temática na cultura surf.

Ainda no mesmo ano, João participou de mais três exposiões realizadas pelo portal cabecaFeita.com, entre elas a Mostra Surf Art Brazil, Adventure Sports Fair e da mostra de arte da universidade USP em São Paulo.

Amsterdã- Entalhe em Madeira - 1,20x0,80 - by João Vianey

Ano de 2011

Em plena produção  e a criatividade em alta, Vianey vem realizando diversas exposições pelo litoral do Brasil com suas obras. Participou de etapas do WQS Super Surf  apresentando pinturas exclusivas durante diversas etapas do campeonato. As exposições rolaram  na sala Pegeout instalada dentro do palanque principal do evento. No litoral norte de São Paulo, apresentou suas obras em exposições em conceituadas casas de entreterimento na temporada de verão, com o “A Firma” e “Seu Sebastião” em Maresias.

Exposiçao Família Vianey
2011 – 2012

Nesta temporada de verão, até fevereiro, Vianey e Jones Siqueira estão em exposição no restaurante “A firma” em Maresias com novas obras de arte.

 

Obras de João Vianey estáo à venda na galeria Alma do Mar. Para mais informações, acesse: www.almadomar.com.br

 

Onda Dourada - Óleo / Entalhe em Madeira
Onda Dourada – Óleo / Entalhe em Madeira
PedraLascada 2 (0,80 X 1,00) – Monotipia – 94 x 93cm – by João Vianey
Prainha - Óleo Sobre Tela - 80x90-cm
Prainha – Óleo Sobre Tela – 80×90-cm
Celebração - òleo Sobre Tela - 1,20x0,80 - by João Vianey
Celebração – òleo Sobre Tela – 1,20×0,80 – by João Vianey
Menino Ao Vento- Entalhe em Madeira - 1,20x0,80 - by João Vianey & Jones Siqueira
Menino Ao Vento- Entalhe em Madeira – 1,20×0,80 – by João Vianey & Jones Siqueira

 

F. Bari

Editor do site cabecaFeita.com

Deixe uma resposta