Maritmo

O Ritmo das Ondas do Mar

Com muita honra, um dos maiores nomes da Surf Art no Brasil, Mestre Maritmo exibe sua divina arte no cabecaFeita. O material exclusivo apresentado aqui, é a coleção das mais novas obras do artista. Dono de sabedoria única, Maritmo abastece nossas almas com muito conhecimento, revelado tanto em seus traços como em suas sábias palavras. Maritmo respira, vive e conhece arte. Aos mais atentos, um simples bate-papo com o Mestre pode revelar chaves preciosas paraque busca crescimento artístico.

call-for-goodwaves-digitalgoldsepia-on-linen-85x125cm casa-de-deus-digital-airbrush-goldsepia-on-canvas-65x80cm-2010 cosmicgoldwave-digitalpainting-on-linen-130x230cm-2010 baja-goldsepia-oil-on-linen-90x140cm indorifles-digitalgoldsepia-on-linen-95x135cm-by-maritmo waveatar-in-nias-detalhe itapuca-to-guanabara-bay-75x125cm-acrilicgoldsepia-on-canvas momento-divino-oleo-sobre-tela-110x210cm-giclee2010 my-goldwave-digitalpainting-85x135cm-2010 my-perfect-model-pencil9bgoldsepiaacrilicwhite-on-paper-2010 o-melhor-lugar-do-mundo-digitalgoldsepiaoil-80x120cm-mar2010 pororoca-do-brazil-dealhe-textura sorriso-posto-5-de-copacabana-detalhe-spatula surfart-on-fire-digitalpaintingairbrush-on-linen-90x140cm-2010-by-maritmo um-dia-perfeito-grumari-digitalgoldsepiaoil-on-canvas-85x135cm-2010 waveatar-in-macas-wildsepiagreendigitalpainting-on-linen-70x120cm-2010

Maritmo já fez todo tipo de experimetação no campo da arte, misturando técnicas e  materiais, como aquarela, óleo, acrílico, escultura, pastel seco, computadores e principalmente o desenho à lápis. Para Maritmo, é fundamental o artista ter uma relação mais próxima com o grafite, mesmo utilizando a tecnologia para fazer arte, tudo começa no mágico momento entre o artista e o papel em branco.

[button size=”large” color=”blue” style=”print” new_window=”true” link=”http://www.revistasoulsurf.com.br/online/”]Esta matéria foi impressa na Revista Soul Surfer[/button]

Inspirado no movimento cíclico solar, com ênfase no nascer e pôr-do-sol, Maritmo apresenta sua nova série com tonalidades alucinantes, denominada pelo prórpio artista de “Gold Sépia”. As cores marcantes criam o clima de mistério e bem estar que um bom fim de tarde nos proporciona.

Mestre Maritmo foi o precursor da pintura digital focada na cultura surf, além das consagradas pinturas à óleo, Maritmo vem fazendo a cabeça da galera com seu tablet e seu computador, criando efeitos irados e bastante expressivos. As obras são impressas em Giclée de altíssima qualidade, dando vida as ondas do artista.

A preocupação e o cuidado do artista com a qualidade de suas pinturas  digitais vão além da impressão. Maritmo acompanha todo o processo de calibragem de cores e produção dos Giclée´s, que vão desde a escolha do tipo de  papel, os tecidos das telas com tramas de algodão ou linho até  o acabamento com as suas fixações em chassis de madeira cedro.

O artista da onda

Escrito e cedido pelo jornalista Eduardo Tavares

“Agradeço a minha mãe por deixar-me a filha que nunca tive. Martina, minha irmã especial, com síndrome de down e minha maior fonte de inspiração”.

O menino Mario Cesar Pereira Carneiro, fez seu primeiro mergulho aos 5 anos de idade. Conhecer o fundo do mar e seus habitantes foi uma experiência que mudou para sempre sua vida. Em 1964, com 13 anos de idade, começou a praticar o surfe na praia do Leblon, bairro onde mora até hoje.

Nesta época, os desenhos feitos nas folhas dos cadernos dos colegas faziam sua grande diversão. O menino também deixava sua marca com giz branco no quadro negro após o encerramento das aulas primárias na escola Chapeuzinho Vermelho onde estudava.

Vieram os anos 70, e Mario inicia seus trabalhos desenhando e imprimindo sua arte (silk screen) em camisetas para primeira loja de surf wear do Rio de Janeiro, a extinta Magno Surf Shop, de Ipanema. A partir daí, começou a utilizar latas de colorjets e colorgin (air brush) para pintar as espumas das pranchas na fábrica do surfista profissional Daniel Friedmann. Criou diversos logo tipos e marcas, tendo seu trabalho reconhecido até hoje com a marca Wave (cadeia de lojas de surf wear no país).

Sempre ligado ao esporte, foi precursor na locução profissional internacional das seis primeiras edições dos campeonatos mundiais de surf, os Waimea 5000, e nos nacionais profissionais realizados nos estados do sul no Brasil. Em seguida, foi nomeado primeiro presidente da OSP (Organização dos Surfistas Profissionais), entidade que ajudou a fundar.

Clique e veja matéria no Waves

Anos 80

Deixando a OSP em 86, começou a fazer esculturas, seguindo os passos do mestre Rodin (modelagem em barro) e cerâmica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com os saudosos professores, Jaime Sampaio e Celeida Tostes.

Nunca abandonou a arte de desenhar. Com a prática adquirida com a modelagem em barro, viu seu campo de visão em 3D aumentar, atingindo assim, maior qualidade em seus trabalhos no desenho a lápis.

Despertou a atenção do pintor retratista Roberto Leal, quem lhe mostrou a obra do  mestre dos mestres, desenhista, pintor e diretor, durante 25 anos, do Museu Nacional de Belas Artes, Oswaldo Teixeira. Foi à inserção de Mario na pintura a óleo, acrílica e pastel seco.

Na mesma época  Mario foi apresentado pelo saudoso, surfista designer gráfico, Antonio Franco ao mestre da ilustração no Brasil, o air brusher  Nilton Ramalho, que abriu as portas do seu Studio no Leblon e lhe ensinou tudo de A a Z do universo da pintura com air brush. Os anos de 1987 /88 /89, são para Mario Cesar Pereira Carneiro o começo da vida dele como PINTOR e começa assinar suas telas com o nome artístico MARITMO cabalísticamente muito bem estudado e criado por ele entre os nomes artísticos que já haviam no mundo dos Pintores de  Quadros .

Seu nome artístico surgiu com a devoção a duas grandes paixões, o MAR e o RITMO das ONDAS do SURF. A junção destes elementos está na sua assinatura, MARITMO.

Anos 90

A partir da década de 90, colecionou prêmios com suas obras de arte nos grandes Salões de Pintura e ganhou notoriedade na mídia. A convite do cenógrafo Gringo Cardia, apareceu com duas obras premiadas na novela Araponga, da Rede Globo, os quadros Wild Tiger (medalha de ouro entregue por Benedito LUIZI no Salão do MEC) e Mytologic Paradise (medalha de prata entregue por Darci RIBEIRO no Salão da Biblioteca Estadual).

Novo Milênio

Virada do milênio. MARITMO mergulha na Pintura Digital utilizando como ferramenta uma Tablet Intuos2, sendo o pioneiro a usar esta técnica no SURF ART. Teve quatro obras selecionadas e expostas na I Mostra Internacional da Arte e Cultura Surf 2004, no Salão da Bienal do Ibirapuera – SP.

Elogios as suas obras, o credenciaram para a segunda edição do evento, em 2005,  onde  apresentou, em formatos maiores, três quadros, mídias digitais atuais, dando seguimento a arte na pintura digital, sem nunca ter abandonado a pintura natural.

O ano de 2006, não poderia ter sido melhor para o artista. MARITMO com duas obras selecionadas pela curadoria do evento, expôs na III Mostra Internacional da Arte e Cultura Surf, no Rio Design Barra – RJ. São elas Indonesiana e Divine Moment, pinturas óleo sobre tela com 90x140cm cada uma. O evento também aconteceu  em  São Paulo, no M I S (Museu da Imagem e do Som), onde seus quadros também foram expostos.

Em 2007, com o sucesso que estava fazendo o artista MARITMO diante da mídia do SURF e a expectativa dos admiradores das suas ARTS que vinha expondo nas Mostras Internacionais  Anuais de Arte, foi motivo de grande incentivo para que ele apresentasse um NOVO olhar para o que estavam fazendo em termos de pintura do SURF no mundo.

Arte Digital

Maritmo estuda muito o campo das máquinas gráficas com alta qualidade (high- quality) de impressões com tintas especiais (Ultra Violetas) em diversos materiais, e,   retorna a Pintura Digital só que desta vez com seu  PC Studio 3.40 HT + uma Tablet INTUOS 3 da WACOM, produzindo seis(6) TelasGICLÉE exclusivas com 60x85cm cada uma, e devidamente emolduradas, elas foram selecionadas pela curadoria para EXPOSIÇÃO de SURFART na IV Mostra Internacional da Arte e Cultura Surf  sendo expostas apenas quatro(4) delas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina causando mesmo assim o maior sucesso através dos comentários dos expectadores, formado por AMIGOS surfistas, artistas, jornalistas  e o público presente.

Devido ao VERDADEIRO NOVO na qualidade pictórica apresentada nas suas obras diante das entrevistas concedidas para grande mídia presente que envolveu neste ano de 2007, onde o nome da mostra foi “CONSCIÊNCIA”, MARITMO provou para todos que seu estágio pictórico é muito NOVO no SURF ART, sendo assim ele segue pintando com todo gás para o ano de 2008.

Recebe o reconhecimento na Revista SURFAR nº1 convidado por José Roberto Annibal para ser a primeira matéria de Surf ART,  recebendo o título : “  MARITMO o artista da onda ”, e, pelo sucesso recebido no ano anterior, faz este PINTOR, extremamente eclético no uso de todos os tipos de materiais de pintura, em 2008 seguir com uma produção ao mês de Pintura Digital bastante significativa : fazendo uma comparação com o qual um SHAPER de Pranchas de Surf produz mensalmente usando um Computador PC ou Mac, sendo assim, por merecimento, ele recebe o convite de Alceu Toledo Junior para participar da seleção do Header Waves 2008  no site “ WAVES a comunidade virtual do surf  “ tendo duas ART suas selecionadas e expostas  junto com as dos nove (9) artistas selecionados pelo Waves.

Clique e veja matéria no Waves

Vem o ano de 2009, o artista da onda, realiza então pela primeira vez o seu sonho de expor individualmente as suas obras de ART, é muito agradecido ao convite da UNIVERSO (Universidade Salgado de Oliveira),em Niterói, feito através do Prof. João Luiz de Souza da Assessoria de Cultura e Curador da Galeria de Arte UNIVERSO, aonde o Surfista Artista MARITMO expos doze (12) obras de ART sendo divididas entre QUADROS , TELAS & GICLÉES : pintados com tintas a ÓLEO,        ACRÍLICA e impressas com TINTAS UV a base de solvente sobre lona especial.

A exposição denominada “ MARITMO, do Natural ao Digital ” foi um enorme sucesso; bastante didática, aonde os visitantes puderam ter acesso as obras do artista ao vivo como também através das informações  sobre as técnicas por ele usadas nas telas pintadas ou nas lonas impressas e o tamanho de cada uma das obras devidamente etiquetadas com as informações didáticamente fornecidas pelo artista para curadoria da galeria, permitindo assim agregar um público enorme de visitas ao dia, crescente durante os meses de janeiro , fevereiro e março no qual as obras ficaram expostas, tamanha era a propaganda feita boca a boca pelos visitantes que viram,deixando diversos endereços de e-mails , vários comentários escritos nos dois (2) livros de visitas (um da galeria e outro do artista) parabenizando e propagando assim a primeira exposição individual de MARITMO.

Clique e veja matéria no Waves

2010

Maritmo entra em dois mil e dez, participando de movimentos culturais aonde o seu SURF ART se faz presente a exemplo deles como no CORUJÃO DA POESIA no qual o Padrinho é o mestre da MPB o internacionalmente conhecido Jorge BENJOR, no ARÁKA do artista plástico Michel MENDES e na BINTANG  expondo com os amigos do ativista cultural o surf artista BÊ Sadala. O ciclo de SURF artistas que Maritmo troca e-mails, fala ao telefone inter-ubano Rio/São Paulo, e se vêem com certa freqüência para falarem sobre Pintura é grande e citando por ele nomes nacionais e ou internacionais: os bastantes conhecidos do site CABEÇA FEITA que Maritmo faz questão de mencionar a sua grande admiração pela ART que eles fazem, como; Erick WILSON, Robert WYLAND, Christian Riese LASSEN, Luiz Fernando CLARK, Chris LUNDY, Jay ALDERS,Tom VEIGA, o afilhado Daniel MARTINELLI, e, entre outros que ele não deixa de acompanhar suas ARTS através dos seus SITES  citando um artista como Hilton ALVES pela sua evolução anualmente na pintura se tornando para nós brasileiros uma referência no Hawaii entre os artistas do SURF ART que lá trabalham e vedem suas obras nas galerias dos melhores artistas americanos/havaianos.

MARITMO muito honrado com o recente convite feito pelo Fernando Bari para somar com sua ART ao acervo dos Artistas que já fazem parte do site CABEÇA FEITA, ele relata neste texto um pouco da sua vida como Pintor e através das suas Pinturas com esse NOVO olhar de um verdadeiro “CRIADOR” sobre as imagens aqui expostas de suas obras de arte; só podemos concluir, que estamos realmente diante do ARTISTA DA ONDA.

LEBLON, Rio de Janeiro, 21de abril de 2010

Surf Art | cabecaFeita.com

F. Bari

Editor do site cabecaFeita.com

20 comentários em “Maritmo

  • setembro 13, 2010 em 20:47
    Permalink

    Grande Maritmo… parabéns pelas suas pinturas, cada vez mais alucinantes!!!
    Excelente matéria também, um resumo de sua trajetória tão importante para o surf.
    Além desta nova fase como pintor, e que fase, quanto envolvimento e paixão!!!
    Força e saúde forever…
    Grande abraço Attademo

  • junho 24, 2010 em 14:16
    Permalink

    Caro Amigo Mário, é muito gratificante acompahar a evolução do seu trabalho e seu grande domínio das várias técnicas da pintura, que fazem com que suas obras estejam sempre atuais. Considero um privilégio manter nossa amizade desde as primeiras ondas no Leblon, e conhecer seu trabalho desde então. A série “Gold Sépia” está alucinante, Parabéns. Grande abraço, Leda e Valentin

  • junho 22, 2010 em 16:51
    Permalink

    Querido amigo Mário, Somente agora consegui ver a reportagem com suas obras maravilhosas. Desde pequeno acompanho suas pinturas e nunca me esqueço da primeira vez que fui a sua casa e suas pinturas realistas, embora com muita imaginação, do fundo do mar. A cada dia sou mais fã das suas obras e o admiro. Além disso, sou muito grato a tudo o que você sempre fez por mim. Estamos juntos! Forte abraço, André e família

  • junho 11, 2010 em 18:49
    Permalink

    Conheço o Mario desde o Waimea 5000 no arpoador. Tenho orgulho deste enorme talento que a cada dia se supera como artista e ser humano.

  • junho 11, 2010 em 12:50
    Permalink

    Dando sequência nos meus agradecimentos,responderei a esses quatro novos comentários acima !!! É com muita gratidão que vou responder primeiramente, o seu CAULI,
    que, não tenhas dúvida alguma, vc tem até hoje diariamente surfando no Arpoador,no Sorriso,no Posto5 ou no Leme, um SURF PROFISSIONAL INTERNACIONAL, mais “OBRA DE ARTE, IMPOSSÍVEL!” basta somente que os FOTÓGRAFOS ditos de plantão façam um registro seu SURFANDO em um desses picos, e suas respectivas REVISTAS ditas de SURF, publiquem essas suas FOTOS proporcionando assim aos seus leitores quem surfa na sua idade hoje com tanta ARTE & AMOR ao SURF como vc eterno amigo CAULI RODRIGUES, e para finalizar “E S T U P E N D O !!!”foi o seu comentário aqui no CABEÇA FEITA,enfim,Cauli, minha eterna gratidão,seu sempre amigo,Maritmo! Passando agora pra vc DENIS,com toda a certeza é um TRABALHO sim! que já faço há 25 ANOS e para que os amantes das ondas do SURF saibam que só com muito AMOR no que eu faço,e depois de passar pela minha total aprovação é que elas são legadas por mim para serem apreciadas através das matérias feitas comigo em revistas & sites de SURF; sendo que as minhas Telas originais naturais á óleo,pastel,acrílica,ou outro material de PINTURA podem ser negociadas diretamente comigo pelo meu tel:(21)22594974 ou pelo meu e-mail: maritmoart@gmail.com ,e te agradecendo bastante o seu comentário e o interesse de ter um contato meu,sobre essas imagens minhas aqui no CABEÇA FEITA são originais digitais em GICLÉES(high quality)sendo impressas nos materiais:A)on canvas(sobre tela) ou B) on paper(sobre papel),portanto favor contate o Fernando Bari pelo e-mail dele bari@cabecafeita.com ,mencionando o nome das imagens aqui na matéria com o tamanho desejado da PINTURA para ser impressa em tela ou em papel,deixando seu telefone e e-mail para que possamos negociar as PINTURAS escolhidas e lhe enviar
    os valores que serão cobrados,mais frete e ou correio. Denis, muito obrigado desde já, atenciosamente,Maritmo. Agora respondendo para esse
    EXCELENT BRAZILIAN DESIGN OF BEACH ,STREET and SURF’s
    WEAR Mr.Marcelo Cruz,muito obrigado mesmo pelo seu comentário aqui no CABEÇA FEITA; e aí,vamos lançar qual dessas minhas ARTES pela sua MARCA naquele vestuário universal dos usuários de camisetas e boardshorts nesse verão 2010/11 ??? ABS,Maritmo.E finalmente o meu quarto agradecimento vai para vc DANIEL MARTINELLI que é muito amado e um querido amigo PINTOR o qual tenho como se fosse meu “afilhado”, muito obrigado pelas suas palavras aqui, e na matéria escrita pelo Fernando Bari no WAVES,
    vamos que vamos fazer as tribos do planeta surfístico
    se emocionarem cada vez mais com as nossas PINTURAS no qual somos & formamos no BRASIL a precursora tribo da SURF ART dos verdadeiros PINTORES do SURF nesse imenso UNIVERSO das ARTES em nosso planeta terra !!!
    Martininha manda bjinhos pra vc e sua mãe,forte abraço do seu “PROF!ou DICI!de ART!” M A R I T M O

  • junho 4, 2010 em 16:14
    Permalink

    SINTO ENORME ORGULHO DE SER AMIGO DE UM TALENTO UNICO COMO O MARITMO.ESPERO QUE A SUA ARTE CADA VEZ MAIS SEJA DIVULGADA TANTO NO BRASIL QUANTO NO EXTERIOR.ABS

  • junho 2, 2010 em 09:23
    Permalink

    Maritmo

    parabéns pelo trabalho alucinante! vc tem um contato pra quem tiver interesse em adquirir algumas de suas telas?
    Aloha!

  • maio 20, 2010 em 16:27
    Permalink

    RABBIT uma vez falou que surfar era uma forma de arte na onda ,olhando a arte de maritmo me lembra o que o rabbit falou,a arte de Maritmo e estupenda atenciosamente Cauli

  • maio 19, 2010 em 23:31
    Permalink

    Respondendo aos três comentários postados acima; começo então com o do F.BARI ,…pelo seu agradecimento para mim,vou te agradecer contando o significado da “EXCLAMAÇÃO(!)de nós diante de uma ART”,o que diz uma ‘ENTIDADE’com certeza de origem oriental que atende pelo nome de “MITOO”,nos revelando sobre a “EXCLAMAÇÃO (!)que devemos saber que existe quando olhamos uma PINTURA pela primeira vez e se ela de imediato conduzir o nosso olhar para um determinado ponto no espaço pintado dentro dos quatro cantos de um papel,de uma madeira,de uma tela,enfim sobre um material que essa PINTURA tenha sido feita,não importando qual tenha sido este material pintado.Se no momento então que ao olharmos a PINTURA e ela nos conduzir a olhar para esse tal ponto, naturalmente, irá acontecer uma “EXCLAMAÇÃO(!).Aí,sim,haverá uma sensação mágica em
    sua mente e que passará para todo o seu corpo com o saber que vc sentiu que ‘exclamou!’ diante da PINTURA! Segundo essa “ENTIDADE” chamada “MITOO”,
    aconteceu então um “R H I T Ô F U D Ê G A K I”(!)
    É isso aí F.BARI, muitíssimo obrigado, EU ! “MITOO”!!!

    Passo agora para o postado por J.NORONHA,fazemos aqui o registro de que a nossa recíproca é verdadeira ,para também com esse ser humano,cujas palavras aqui escritas emocionantes para nós dois,só poderiam ter sido escritas por quem tem em sua “árvore genealógica” o descobridor do arquipélago “ESMERALDA DO ATLÂNTICO”! Valeu muito J.NORONHA,obrigadúúú !!!
    Mar…tina & Mar…itmo

    E agora eu não poderia sequer deixar de agradecer e falar desse premiado jornalista de uma competência ímpar na escrita da nossa dificílima ‘língua portuguêsa’.Só tenho que eternamente estar agradecido demais a você; “Senhor JORNALISTA da Imprensa Brasileira” EDUARDO TAVARES,muito obrigado mesmo,atenciosamente,
    M A R I T M O

  • maio 17, 2010 em 22:44
    Permalink

    Acompanho o trabalho artístico de Maritmo, desde o início, cerca de 25 anos. Impressionado com a beleza da sua obra, fiz questão de elaborar o texto perfil do artista. Atualmente exercendo a função de Assessor de Imprensa da Prefeitura do RJ, na Secretaria Especial de Ordem Pública, procuro sempre manter contato com Maritmo e, com prazer e satisfação, conhecer seus trabalhos atuais.

    Grande abraço Maritmo
    Eduardo Tavares

  • maio 17, 2010 em 18:11
    Permalink

    Excelente matéria.
    Parabéns a vcs que conseguiram retratar uma parte do enorme talento desta maravilhosa figura humana.
    Sou um privilegiado por ter acesso a este lindo acervo do Maritmo a quem tenho também como querido amigo.
    MAR..itmo, MAR…tina, MAR…
    O MAR está no nome e na alma desta figura queridíssima.
    Valeu

  • maio 14, 2010 em 14:26
    Permalink

    QUE GRANDE E ENRIQUECEDORA SURPRESA !!! Para VCs da A.R.T.Project,foi D+!!! o …”Psycho Surfer…para
    mim ! Saibam que a recíproca é verdadeira sobre o
    “Psycho Work !!!”que vocês fazem é D+ também OBRIGADÚÚÚ!
    Para vc INCANSÁVEL ‘Guerreiro’ Pintor LEANDRO SILVA,meu
    muito obrigado pelas suas palavras ,saiba que
    a minha maior tela que eu pintei tem 100X200 cm,portanto
    bem menor que os seus PAINÉIS com a sua magnífica composição panorâmica das práias do nosso litoral brasileiro que tem 8000km de práias para um trabalho
    inspirador para o fôlego do Pintor LEANDRO SILVA imortalizar em suas telas PAINÉIS para aqueles que
    como eu também gostam muito do seu trabalho,obrigado!
    Agora,para galera de visitantes primários e usuários
    diários,é a maior honra para mim , postar meus sentimentos com minhas palavras de ETERNO AGRADECIMENTO a esses 2(DOIS) VERDADEIROS SERES
    HUMANOS o mestre pintor dos oceanos Erick Wilson e ao criador Fernando Bari do CABEÇA FEITA, que ainda não os conheci pessoalmente
    mas a IRMANDADE “P I R A M I D A L”,que formamos,
    ao falarmos sempre por e-mails e por telefonemas sobre “PINTURAS” do universo dos que estão legando para HUMANIDADE o S U R F A R T através dos seus trabalhos propagando essa Cultura do primeiro SURFISTA que só nos legou A M O R chamado JESUS CRISTO! Sem palavras SOUL’BROTHERS’SURF ARTIST’S,Erick Wilson,Fernando Bari & VCs que
    amam muito o que fazem,”MAKTUB”!!! M A R I T M O
    Leblon,13 de maio de 2010

  • maio 13, 2010 em 20:42
    Permalink

    Excelente materia…..Maritmo é realmente um mestre da surf art.
    Esta sua nova serie GOLD SÉPIA esta alucinante….parabéns Maritmo!

Deixe uma resposta