Navegar é preciso!

Marcela Rocha e Danilo Mesquita, ela jornalista e ele produtor de áudio e vídeo, ambos instrutores de mergulho e velejadores. Este jovem casal cheio de coragem e disposição topou o desafio de navegar o mundo por cerca de dois anos coletando plásticos no mar para o IOUSP e documentando a vida marinha e humana nas mais remotas ilhas do mundo.

Expedição 4 Ventos no Catarse! from Danilo Mesquita on Vimeo.

Velejadores brasileiros darão a volta ao mundo coletando plásticos para pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Pesquisadores do IOUSP embarcaram na idéia da expedição e desenvolveram uma rede especialmente projetada para a coleta de plásticos na superfície d’água por veleiros ou pequenas embarcações. Além disso, os pesquisadores conduzirão um estudo sobre a distribuição do material plástico coletado e outro sobre os poluentes orgânicos associados a este material plástico.

Uma expedição deste porte envolve gastos com alimentação, diesel e manutenção do veleiro. Até o final de fevereiro, a Expedição 4 Ventos busca parceiros através do site de financiamento colaborativo Catarse. O site possibilita que qualquer pessoa contribua com quantias a partir de R$20. Acesse o link, conheça mais a expedição e divulgue, assim você já estará ajudando!

Marcela Rocha marochatv@gmail.com
Danilo Mesquita danilotools@gmail.com
Gabriel Monteiro gabrielmonteiro@usp.br

 A Expedição 4 Ventos será uma volta ao mundo à bordo de um veleiro, coletando material plástico acumulado na superfície oceânica equatorial e documentando em fotos, vídeos e textos, a vida oceânica e litorânea nas mais remotas ilhas do mundo. Será também o primeiro estudo brasileiro sobre plásticos nos oceanos desse porte!

Você sabia que existem milhares de partículas plásticas que bóiam na superfície dos oceanos e que acabam sendo ingeridas por peixes, pássaros e mamíferos, condenando assim a evolução dessas espécies e de todas as outras que se encontram na mesma cadeia alimentar?

Um grupo de cientistas do Instituto de Oceanografia da USP estuda esse material plástico, levantando dados sobre as consequências da poluição na vida marinha e dos oceanos. A Expedição 4 Ventos se desenvolveu em parceria com este grupo. Tudo que for coletado pela expedição será enviado aos laboratórios da USP e analisado, gerando um banco de dados que ficará disponível a cientistas do mundo inteiro!

Eles serão nossos parceiros em terra, e você também!

Completaremos a volta ao mundo em um período estimado de 2 anos. Nosso ponto de partida será o Caribe, seguimos então para o Pacífico, Índico, Mediterrâneo e por fim, de volta ao nosso Oceano Atlântico.

A vida em alto mar à bordo de um veleiro tem que ser muito simples: o barco não tem ar condicionado nem geladeira, comida e combustível são racionados, água doce só é usada quando necessária, e só paramos em marinas pra reabastecer.

São esses gastos, que esperamos arrecadar aqui no catarse: diesel, comida, água doce e manutenção de nosso veleiro. Tudo isso, de forma bem econômica, resulta em um gasto mensal de 1.150 Reais, já incluindo também 3 retiradas do barco da água para limpeza e repintura do casco. Como ficaremos 2 anos no mar, nosso orçamento total é de 27600 Reais.

É muita grana? Sim, sabemos que é. Mas também separamos presentes bem legais para você!

Pode ser a nossa camiseta, o dvd da expedição (com seu nome nos créditos), um jantar pra quem você quiser à bordo de nosso veleiro, um curso de mergulho PADI ou até mesmo ser tripulante em uma parte da viagem! Que tal da Austrália para a Indonésia? Ou do Caribe para Galápagos? Você escolhe!

Fonte: http://www.globalgarbage.org/praia/2011/12/11/velejadores-brasileiros-darao-a-volta-ao-mundo-coletando-plasticos-para-pesquisadores-do-instituto-oceanografico-da-usp/

F. Bari

Editor do site cabecaFeita.com

Deixe uma resposta